Dia da Iluminação
O Dia Mundial da Iluminação foi instituído para comemorar um grande feito do inventor Thomas Edison que, no dia 21 de outubro de 1879, iluminou o mundo.
Ele prolongou a eletricidade e conseguiu o feito de uma lâmpada acender por 48 horas seguidas. Isso revolucionou o mundo e a indústria !
Até então, as noites eram iluminadas por meio de tochas de madeira, velas ou lampiões. Atualmente, felizmente, a realidade é outra. No Brasil, por exemplo, existem cerca de 16 milhões de pontos de iluminação pública, conforme a Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP).
No século 21, o uso da lâmpada incandescente tem se tornado proibido ou desincentivado por motivos ambientais, para combater o aquecimento global, pois gasta muita energia, sendo substituída pela lâmpada fluorescente e pelo LED, mais eficientes e econômicos.
A título de curiosidade em 24 de julho comemora-se o Dia da Iluminação Elétrica no Brasil. A cidade de Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro), foi o primeiro município da América Latina a ter iluminação pública em 1883.
Ainda, como homem inovador, Thomas Edison foi responsável por outras invenções como a câmera cinematográfica etc. “Se fizéssemos todas aquelas coisas de que somos capazes, nos surpreenderíamos a nós mesmos.” - Thomas Edison
Fonte: https://www.qluzpalhoca.com.br/21-de-outubro-dia-mundial-da-iluminacao/
Entre outros