Plafon, pendente ou luminária
A primeira diferença básica é que o plafon é fixado no teto, enquanto o pendente fica pendurado/suspenso por um fio e a luminária é usada para direcionar a iluminação a um local como mesa de trabalho e estudos, cabeceira da cama etc.
Cada um tem seu charme e sua função no ambiente e na decoração, o posicionamento das lâmpadas deve ser funcional favorecendo o ambiente (conforme o clima que pretende criar), deve priorizar a luz natural e propiciar uma estética agradável. A iluminação de uma cozinha, por exemplo, precisa ser mais intensa, uma vez que nesse ambiente ocorre a preparação de alimentos. Quanto mais lâmpadas, mais calor é emitido no ambiente.
O fato é que os artigos de iluminação são necessários em todos os ambientes, graças a descoberta da eletricidade podemos iluminar e diversificar qualquer ambiente como corredores, halls, jardins, espaço gourmet, bancadas, eventos etc.
Muitos arquitetos, decoradores e profissionais da área estão recorrendo ao dimmer para controle da intensidade da lâmpada no ambiente, que pode ser feita pelo próprio usuário, trazendo praticidade e economia (regula na tomada).
Temos todas essas opções de forma acessível.